Butterfly Turismo
Passagens Aéreas

Adult: a partir de 12 anos

Criança: de 2 a 12 anos

Bebês: de 0 a 23 meses

Hotéis

Adult: a partir de 17 anos

Criança: de 1 a 17 anos

PACOTES BUTTERFLY

Serviços

Adult: a partir de 12 anos

Criança: de 2 a 12 anos

Bebês: de 0 a 23 meses

Livre do óleo, Abrolhos é reaberto antes do previsto

Publicado em: 11/8/2019 2:30:49 PM
Imagem Notícia

Arquipélago de Abrolhos é reaberto após a diminuição das manchas de óleo

Créditos: Ministério do Turismo

Livre das manchas de óleo, o Parque Nacional Marinho de Abrolhos, no sul da Bahia, foi reaberto para visitação nesta sexta-feria (08/11).

Segundo o chefe do parque, Fernando Repinaldo Filho, os fragmentos de óleo encontrados nas ilhas reduziram-se a poucas gramas e não foi registrada nenhuma mancha de maior proporção no mar.

Em decorrência da diminuição das manchas, e de não ter sido constatado nenhum impacto negativo direto à fauna e flora no Parque, a direção resolveu antecipar a reabertura que estava prevista para o dia 14 de novembro. Assim, fica autorizada, a partir desta sexta-feira, a realização do serviço de visitação embarcada, mergulho autônomo e trilhas.

O arquipélago de Abrolhos é diariamente monitorado por meio de rondas de navios da Marinha, drones e da atuação de mergulhadores autônomos, embarcações de pescadores voluntários, pesquisadores, ONGs, voluntários e da equipe do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio). O parque é um dos principais berços da biodiversidade marinha do Atlântico Sul. Inaugurado em 1983, é a primeira unidade de conservação marinha do país.

O estado da Bahia, do Rio Grande do Norte, da Paraíba, de Sergipe e Pernambuco estão com as praias limpas segundo dados do Grupo de Acompanhamento e Avaliação (GAA), formado pela Marinha do Brasil (MB), Agência Nacional de Petróleo (ANP) e Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).

O número de visitantes em unidades de conservação do País registraram recorde em 2018. Mais de 14 milhões de visitantes confirmaram o potencial brasileiro para o ecoturismo e para o turismo de aventura. Só no ano passado, a atividade gerou ao país cerca de 80 mil empregos diretos. Nos últimos anos, a procura de turistas estrangeiros por esses segmentos cresceu 27,3%. Cerca de 71% das visitas a unidades de conservação do Brasil foram realizadas em parques nacionais.

MINISTÉRIO DO TURISMO BRASIL