O lado turístico de Israel
Publicado em: 9/4/2019 12:27:21 PM
Jerusalém, capital de Israel, está localizada entre o Mar Mediterrâneo e o Mar Morto, na região central do país.
Créditos: Visit Israel
Mesmo sendo um país de muitas histórias, fé e religiões, Israel não é conhecido primeiramente por seu potencial turístico. Afinal, sua imagem no cenário internacional é constituída por inúmeras notícias sobre disputas políticas e territoriais. Porém, não faltam monumentos, construções e atrações modernas nas cidades turísticas israelenses. Tem vontade de saber mais sobre esse berço de fé e religiões? Confira então três cidades para turismo em Israel:
Jerusalém
Jerusalém é a cidade sagrada de três das principais religiões do mundo: cristianismo, judaísmo e islamismo. É local de inúmeros acontecimentos importantes de cada uma dessas crenças: para os cristãos, foi onde Jesus foi sacrificado, morto e sepultado; para os mulçumanos, onde Maomé ascendeu aos céus e, para os judeus, é local de oração e peregrinação até o Muro das Lamentações. Em 1981, foi elevada como Patrimônio Mundial da Humanidade. Ao longo da história, foi alvo de ataques e foi reconstruída inúmeras vezes.
Uma importante questão de poder envolve Jerusalém: a disputa entre Israel e Palestina pela cidade. E, apesar de não haver um consenso amplamente reconhecido pela comunidade internacional sobre a qual Estado pertence, Jerusalém é sede das principais instituições governamentais israelenses.
Os principais pontos turísticos de Jerusalém são: o Muro das lamentações, local sagrado de oração e peregrinação judaica; a Cidade Antiga, área amuralhada onde estão os principais locais religiosos e, por isso território reserva ótimos passeios; o Santo Sepulcro, templo conhecido por ser o local onde está a tumba de Jesus Cristo; a Cúpula da Rocha, santuário Islâmico com cúpula de ouro; o Monte das Oliveiras, local citado na bíblia como de oração de Jesus Cristo.
Nazaré
Segundo a história sagrada cristã, foi em Nazaré que o anjo Gabriel anunciou a gravidez de Maria e onde Jesus viveu a sua infância. A cidade também tem importantes construções da época do Império Otomano, como a Casa do Governo, feita por Daher el Omar, governador da Galileia no século XVIII, e a Mesquita Branca.
Principais pontos turísticos de Nazaré: Basílica da Anunciação, erguida no local conhecido como a casa de José e Maria e onde o anjo Gabriel fez a anunciação, o Monte Precipício, o Mary’s Well e o Nazareth Village. A maioria dos pontos turísticos estão concentrados na Cidade Velha. Além das construções religiosas, o Mercado Local também é um ponto que merece visita por conta de suas bancas coloridas e variedade de produtos. Também entra na lista de locais não sagrados a alameda Nabi Sain, onde se pode vislumbrar uma bela vista da região da Galileia.
Tel Aviv
Segunda maior cidade de Israel, Tel Aviv é considerada a capital financeira do país e segunda maior economia do Oriente Médio. Seu ritmo pulsante e intenso atrai inúmeros turistas por suas belezas arquitetônicas. Trata-se de uma cidade recente, fundada em 1909, completamente planejada e estruturada. Por tudo isso, é conhecida como a "Cidade que Nunca Para". Também conta com extensas faixas de praias e ciclovias que, combinadas com um verão prolongado, atrai inúmeros turistas.
Principais pontos turísticos: Carmel Market, o maior mercado de Tel Aviv; o Museu de Arte de Tel Aviv, local de inúmeras obras importantes e de artistas renomados, como os espanhóis Pablo Picasso e Joan Miró; o Parque HaYarkon, o maior da cidade e que leva o nome do rio que passa por ele, o Porto de Tel Aviv, que é um centro cultural, recreativo e comercial da cidade; e o Museu Terra de Israel, que conta com um grande conjunto de artefatos arqueológicos e antropológicos organizados em diferentes pavilhões.




