Projeto de trem turístico entre BH e Brumadinho avança
Publicado em: 4/11/2019 5:13:09 PM
Ministro recebeu documento das mãos de gerentes da MRS
Créditos: Roberto Castro/MTur
O projeto de implantação de um trem de passageiros entre os municípios de Belo Horizonte e Brumadinho prossegue com a resolução de um impasse de 13 anos. Na última quarta-feira (10), o ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio, recebeu uma carta de anuência da MRS Logística S.A que facilita a sequência do empreendimento. As próximas ações depois da anuência da MRS é a atualização do projeto, captação de investidores para recuperação de vagões em desuso, validação do projeto pela concessionária e autorização da Agência Nacional de Transporte Terrestre (ANTT) antes do início da operação.
O projeto prevê a revitalização de uma estação em Belo Horizonte, próxima ao Museu de Artes e Ofícios (MAO), e a construção de outra em Inhotim. O trem será capaz de transportar quase 2 mil pessoas por dia em duas locomotivas com 10 vagões cada. O trajeto de 52 quilômetros será feito em pouco mais de uma hora. A previsão é de quatro viagens (duas de ida e duas de volta) por dia em cinco dias da semana.~
Desde o rompimento da barragem da Vale, no fim de janeiro deste ano, Inhotim registrou uma queda de 40% de público, em relação às melhores médias de visitação para o primeiro trimestre, de acordo com informações do site do Ministério do Turismo.
MINISTÉRIO DO TURISMO BRASIL



