Butterfly Turismo
Passagens Aéreas

Adult: a partir de 12 anos

Criança: de 2 a 12 anos

Bebês: de 0 a 23 meses

Hotéis

Adult: a partir de 17 anos

Criança: de 1 a 17 anos

PACOTES BUTTERFLY

Serviços

Adult: a partir de 12 anos

Criança: de 2 a 12 anos

Bebês: de 0 a 23 meses

Montanhas Capixabas: únicas e deslumbrantes

Publicado em: 3/20/2024 2:18:44 PM
Imagem Notícia

Parque Estadual da Pedra Azul, em Domingo Martins

Créditos: Yuri Barichivich / Arquivo Setur

A pouco menos de 2 horas de carro da capital Vitória, as Montanhas Capixabas são uma bela descoberta para o viajante mais exigente. Região colonizada por italianos e alemães, mantém fortes traços das duas culturas em seu casario, gastronomia e produtos artesanais. Um local ainda pouco explorado pelo brasileiro em geral, mas muito conhecido e apreciado pelos capixabas.

A localidade mais famosa da região, faz parte do município de Domingos Martins e leva o nome de uma formação rochosa que pode mudar de cor até 36 vezes por dia, incluindo a famosa coloração azul: a Pedra Azul. Caprichosamente subindo a montanha, está outro destaque, a Pedra do Lagarto, que dá nome a uma das rotas mais famosas do local.

Com 8 quilômetros de extensão, a Rota do Lagarto é formada por vários restaurantes, cafés, pequenas propriedades, pousadas charmosas; e oferece muitas possibilidades como uma parada para colher e experimentar morangos e muitas delícias confeccionadas com a fruta.

E é bem no finalzinho desta rota que está o Quadrado de São Paulinho. Se você gosta de comer bem, curtir paisagens deslumbrantes e ainda ficar bem próximo da localidade de Pedra Azul, este é o seu ponto de encontro.

Venda Nova do Imigrante, se destaca pela produção de geleias, bolos, biscoitos, queijos, artesanato em madeiras e bordados. Com tantos produtos vindos diretos de pequenas propriedades rurais, a localidade é considerada a Capital Brasileira do Agroturismo.

Aqui se realiza uma das atividades mais famosas e concorridas da região: a Festa da Polenta. Ficar em Venda Nova também coloca o turista bem próximo da entrada do Parque Estadual da Pedra Azul. Com 1882 metros de altitude, o parque oferece trilhas, cachoeiras, piscinas naturais e uma das mais belas vistas da região.

As Montanhas Capixabas também têm espaço para os apreciadores de uma boa cerveja. A Rota das Cervejarias Artesanais é imperdível. Entre as cervejarias mais famosas estão a Ronchi Beer (Pedra Azul), Barba Ruiva e Trarko (Domingos Martins), Dus Grillo (Vargem Alta), e Altezza (Venda Nova do Imigrante).

Não podemos esquecer da produção de cafés especiais. As lavouras de café estão nas localidades da região desde o Brasil Colônia, mas as novas gerações investiram em técnicas mais apuradas que, somadas a um terroir de altitude, com clima úmido e solo rochoso, produz alguns dos mais apreciados e premiados grãos do Brasil.

Destaque aqui vai para o famoso Café do Jacú, ou Jacú Bird ou, ainda, o Café da Ave. O uso da criatividade e do manejo equilibrado da lavoura com a natureza levou a descoberta de um processo que resultou no produto com maior valor agregado da região. O quilo deste café ultrapassa a casa de R$ 1 mil.

As possibilidades não param. Descendo um pouco a montanha, chegamos a Santa Tereza, onde podemos apreciar um vinho único da região, que ficou famoso, principalmente pelo espumante. A fruta é a Jabuticaba, a primeira que os italianos encontraram em abundância enquanto formavam seus parreirais que hoje rendem belos vinhos vindos de castas de uvas especiais.

Já os apreciadores de um clima um pouco mais "zen", podem chegar até Ibiraçu, onde está o maior Buda do Brasil, no primeiro Mosteiro Zen-budista da América Latina: o Mosteiro de Vargem Grande. A estátua, com seus 35 metros de altura, é uma atração única para quem passa pela BR 101.

Butterfly News