Rio anuncia maior reveillon da história
Publicado em: 7/30/2021 9:52:22 AMImagem do Arpoador e Praia de Ipanema vazias passam, agora, para os livros de história
Créditos: Tânia Rego/Agência Brasil
O prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, anunciou, nesta quinta-feira (29), um ano de eventos para marcar a retomada das atividades pós-Covid. "Vamos realizar o maior Reveillon da história da cidade e apoiar as escolas de samba para o desfile na Marquês de Sapucaí."
Ainda de acordo com o prefeito, caso as projeções se confirmem, tanto a festa de Ano Novo quanto o Carnaval devem ocorrer quando o uso de máscaras já tiver deixado de ser obrigatório na maior parte da cidade, o que está previsto para ocorrer em 15 de novembro.
"Nada é mais antagonista, nada é mais adversário, mais diferente do Rio do que o coronavírus. Essa é uma cidade do encontro, do abraço, da celebração", disse Paes. "Nosso desejo é que o Rio seja a cidade do mundo inteiro que melhor celebre esse momento de reencontro da humanidade, da civilização, com ela mesma".
O prefeito destacou que, apesar do horizonte de reabertura, a pandemia não acabou e ainda requer que a população mantenha as medidas de prevenção, como o uso de máscara, o distanciamento social e a higiene de mãos e respiratória. Além disso, a retomada depende de que os cariocas continuem a se vacinar, já que o plano anunciado no mesmo dia prevê percentuais vacinais mínimos para avançar em cada uma das três etapas.
PLANO DE TRÊS ETAPAS
O plano de reabertura da prefeirtura do Rio de Janeiro começa em 2 de setembro, quando a cidade espera ter 91% dos adultos vacinados com a primeira dose ou a dose única. As etapas seguintes da reabertura estão previstas para 17 de outubro e 15 de novembro.
Segundo o plano, se 80% dos cariocas tiverem tomado a primeira dose em 15 de novembro e 75% tiverem recebido a segunda dose, será possível liberar a população do distanciamento social e do uso de máscaras, que passarão a ser obrigatórias somente no transporte público e em unidades de saúde.
Hoje a cidade alcança a marca de 73% dos adultos com a primeira dose e 31% com a segunda. Paes alerta que tudo vai depender da ajuda da população e que "o município está preparado para dar passos atrás se for preciso."
CONHEÇA AS ETAPAS
Em 2 de setembro, a prefeitura prevê liberar eventos em locais abertos e permitir 50% de público em estádios e danceterias, desde que os frequentadores tenham recebido as duas doses. A reabertura será marcada por uma celebração de quatro dias em espaços abertos, inaugurando um calendário de um ano de eventos, batizado de Rio de novo, um ano de reencontro.
Em 17 de outubro, a prefeitura planeja liberar 100% de público nos estádios e danceterias, exigindo esquema vacinal completo. Nessa data, a prefeitura espera que 79% dos cariocas (de todas as idades) tenham se vacinado com a primeira dose, e 65% com a segunda dose.
Já em 15 de novembro, quando 75% dos cariocas (de todas as idades) poderão ter recebido a segunda dose, a previsão é liberar a população do distanciamento social e do uso de máscaras, que serão obrigatórias apenas no transporte público e nas unidades de saúde.
Com infomações da Agência Brasil
Butterfly News