Semana Guignard 2021 será aberta nesta sexta-feira
Publicado em: 6/18/2021 10:44:22 AM![Imagem Notícia](/Imagens/IMG27705.jpg)
Como o Museu Casa de Guignard permanece fechado, a semana será inteiramente on-line, com lives e exposição virtual, de 18 a 24 de junho
Créditos: Divulgação/Museu Casa de Guignard
Será aberta, nesta sexta-feira (18), a programação da Semana Guignard 2021. Como o Museu Casa de Guignard está fechado por tempo indeterminado, a semana será inteiramente on-line, com lives e exposição virtual, de 18 a 24 de junho.
A live de abertura da 11ª edição da Semana, acontece nesta sexta-feira as 17 horas, seguida do lançamento da exposição virtual Guignard, Paisagem Memória. A exposição tem como enfoque temático a paisagem ouropretana em sua relação temporal. Guignard conheceu Ouro Preto no início da década de 40, vivendo na região durante seu último ano de vida. O artista criou uma relação de afetividade com a cidade por ele chamada de "amor-inspiração".
Para concretizar o projeto, o Museu Casa Guignard elencou sete paisagens "guignardianas" de Ouro Preto para serem reinterpretadas por fotógrafos da região. Os registros fotográficos têm como base o olhar de Guignard sobre a paisagem.
TRAJETÓRIA RECONTADA
No dia 22, às 19 horas, será realizada uma live com Marcelo Bortoloti, mediada por Wanalyse Emery, coordenadora do Museu Casa Guignard. Marcelo Bortoloti é pesquisador da vida e obra de Guignard e lançará o livro Guignard, Anjo Mutilado pela editora Companhia das Letras. A biografia destaca a obra, considerada um dos pontos altos do modernismo brasileiro, e sua trajetória do artista, marcada pela instabilidade e solidão. Portador de uma deformidade no rosto que afetou suas relações sociais desde a mais tenra idade, o "anjo mutilado" - como o chamou o poeta Manuel Bandeira - recebeu essa alcunha por sofrer de caso severo de lábio leporino, deficiência que afetava sobretudo sua fala.
Para finalizar a 11ª Semana Guignard será realizada, em 24/6, a live musical com a banda Forró de Bolso. Criada em 2016, por estudantes de música da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), a banda percorre a região com shows de muita energia e qualidade musical. Forró de Bolso tem estilo próprio e, em seu repertório, apresenta releituras de músicas tradicionais do forró e de compositores brasileiros.
ALBERTO DE VEIGA GUIGNARD
Alberto da Veiga Guignard nasceu em Nova Friburgo (RJ), em 1896, e faleceu em Belo Horizonte, em 1962. O artista estudou na Europa e, na década de 1930, atuou intensamente no Rio de Janeiro. Em 1944, convidado pelo então prefeito de Belo Horizonte, Juscelino Kubitschek, criou a Escola Guignard, pertencente ao Governo do Estado.
Guignard foi responsável por mudar as perspectivas da criação artística em Minas Gerais. É considerado um dos maiores pintores e desenhistas brasileiros do século XX. Encantado pela paisagem das cidades históricas de Minas, especialmente Ouro Preto, mitificou o tema em uma série de pinturas e desenhos que o projetaram nacional e internacionalmente.
MUSEU CASA GUIGNARD
Localizado em Ouro Preto, o Museu Casa Guignard é um espaço da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais e foi inaugurado em 1987 com o intuito de reunir, conservar e exibir obras de Alberto da Veiga Guignard.
A edificação em que o Museu está instalado é datada do início do século XIX e compreende, em seu interior, um acervo formado por pinturas, desenhos, fotografias e documentos textuais relacionados à vida de Guignard. Merecem destaque no acervo o conjunto de retratos executados pelo artista e a coleção de Cartões de Guignard para Amalita, confeccionados entre os anos de 1932 e 1937.
O Museu desenvolve um programa de ações educativas inspirado nas lições e experiências de Guignard como professor. Uma dessas ações é o projeto Passos de Guignard, que demarca e explora os locais da cidade onde o artista produziu grande parte de suas obras.
Com informações da SECULT MG
Butterfly News