Em vigor novas regras para máscaras no setor aéreo
Publicado em: 3/25/2021 9:27:01 AMArte da Anvisa mostra o que não pode ser usado a partir desta quinta-feira (25)
Créditos: Divulgação/Anvisa
Entram em vigor a partir desta quinta-feira (25) as novas regras da Anvisa para a circulação em aeroportos e embarque nas aeronaves. Máscaras de acrílico, com válvulas de expiração, de tecido com uma só camada, bandanas e lenços são alguns dos acessórios que passam a ser proibidos.
Em aplicação da Lei 6.437/77, que define as infrações à legislação sanitária federal e estabelece as sanções em caso de descumprimento, o infrator esta sujeito desde a advertências à multas a partir de R$ 2 mil, no caso de recusar a usar a máscara dentro das novas normas.
Em nota, a Anvisa afirmou que o mais importante é a conscientização da população. O objetivo não é repreender ninguém através da aplicação de penalidades, mas educar para que todos contribuam para diminuir o contágio pelo novo coronavírus.
A legislação prevê que todos os que atuam nos aeroportos devem promover ações de proteção à saúde pública. Dessa forma, as administradoras aeroportuárias e as empresas aéreas devem adotar, supervisionar e apoiar medidas para garantir o uso adequado das máscaras faciais. Autoridades como a Vigilância Agropecuária Internacional (Vigiagro), a Receita Federal, a Polícia Federal e a administradora do aeroporto estão em comunicação constante para acionar a unidade local da Anvisa a fim de colocar em prática as ações de detecção, monitoramento e controle de eventos de saúde pública.
Conheça os principais cuidados que você deve tomar ao viajar
Butterfly News