Butterfly Turismo
Passagens Aéreas

Adult: a partir de 12 anos

Criança: de 2 a 12 anos

Bebês: de 0 a 23 meses

Hotéis

Adult: a partir de 17 anos

Criança: de 1 a 17 anos

PACOTES BUTTERFLY

Serviços

Adult: a partir de 12 anos

Criança: de 2 a 12 anos

Bebês: de 0 a 23 meses

MG lança Plano de Desenvolvimento para culinária

Publicado em: 2/20/2021 10:04:30 AM
Imagem Notícia

O governador Romeu Zema, durante lançamento do Plano Estadual de Desenvolvimento da Cozinha Mineira

Créditos: Pedro Gontijo/Imprensa MG

Com objetivo de fomentar e promover um dos mais importantes atrativos turísticos de Minas Gerais, o governo lançou, nesta sexta-feira (19), o "Plano Estadual de Desenvolvimento da Cozinha Mineira".
O novo projeto integra o Programa Estadual de Desenvolvimento da Gastronomia Mineira (PEGM) e propõe a implantação de políticas públicas e privadas voltadas para o setor. São 72 iniciativas, com o valor total estimado em R$ 163 milhões, a serem executadas de 2021 a 2024.

Entre as iniciativas estão a criação de uma linha de financiamento, via Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG), para micro e pequenas empresas com condições e recortes específicos para o setor de gastronomia, a criação de um atlas da gastronomia e o reconhecimento de registro da Cozinha Mineira como Patrimônio Cultural de Minas pelo Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico (Iepha-MG).

A riqueza da cultura alimentar em Minas Gerais, com seus aromas, produtos, técnicas e sabores, faz parte dos extensos estudos realizados pelo Iepha-MG. Com destaque para o reconhecimento do "modo de fazer" do Queijo Minas Artesanal da região do Serro, um dos primeiros registros de patrimônio cultural imaterial realizados no Brasil, em 2002. Outros passos importantes foram o inventário das Farinhas de Mandioca e de Milho e o Atlas da Cultura Alimentar de Minas Gerais.
Um dos objetivos é criar instrumentos técnicos que auxiliem no reconhecimento da Cozinha Mineira como patrimônio cultural do estado de forma ampla e participativa. A elaboração do atlas permitirá o mapeamento, a identificação e valorização de produtos, alimentos, pessoas e modos de fazer de uma infinidade de bens culturais que compõem os sabores e as práticas da cultura alimentar mineira.
Durante cerimônia de lançamento, o governador Romeu Zema destacou a importância do fomento à gastronomia para o desenvolvimento econômico e social do estado. "Ficamos entre os dez destinos mais hospitaleiros do país. E muito disso se deve a gastronomia. Com certeza o plano vem para sacramentar esse destino turístico interessante que é o nosso estado. É um orgulho termos algo que é da nossa terra e que nos distingue de outros estados".

Butterfly News