Butterfly Turismo
Passagens Aéreas

Adult: a partir de 12 anos

Criança: de 2 a 12 anos

Bebês: de 0 a 23 meses

Hotéis

Adult: a partir de 17 anos

Criança: de 1 a 17 anos

PACOTES BUTTERFLY

Serviços

Adult: a partir de 12 anos

Criança: de 2 a 12 anos

Bebês: de 0 a 23 meses

74% das rotas turísticas não têm internet pública

Publicado em: 2/14/2021 8:12:17 AM
Imagem Notícia

Com a digitalização, turistas poderão divulgar os pontos turíticos durante a visitação e ainda escolher próximo destino a partir do local

Créditos: Roberto Castro/MTur

Levantamento realizado pelo Ministério do Turismo mapeou a disponibilidade de internet pública gratuita em destinos turísticos estratégicos do País. O resultado é que 74% destas rotas ainda não contam com cobertura de rede pública. De um total de 117 destinos analisados, 87 não possuem Wi-Fi em seus principais atrativos.

A maior parte dos 30 destinos digitalizados, que constituem 26% do total pesquisado, está localizada na região Sul (33%), seguida da Sudeste (23%) e Centro-Oeste (17%). Já Nordeste e Norte representam, cada uma, 4% do total.

Além da instalação efetiva da internet, a pesquisa analisou a qualidade da prestação do serviço. Em relação à conexão e velocidade da internet, apenas 36% dos destinos afirmaram atender plenamente a esse quesito, sendo que 40% atendem parcialmente e 17% possuem menor qualidade no serviço - metade dos destinos (15) oferece velocidades de, no máximo, 20Mbps. Outros 7% não souberam informar se o serviço atende às expectativas do público-alvo.

Acordo de cooperação assinado entre os ministérios do Turismo e da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) promete mudar este quadro ainda em 2021. A ideia é que, a partir deste diagnóstico, o governo federal inicie o suporte à digitalização dos destinos turísticos estratégicos. Caberá aos gestores municipais de turismo a elaboração de planos e projetos para o desenvolvimento de seus destinos e atrativos.

Segundo o secretário nacional de Desenvolvimento e Competitividade do Turismo, 74% das rotas turísticas não possuem internet pública , "oferecer Wi-Fi de graça em atrativos turísticos é uma ótima ferramenta para alavancar o turismo regional, possibilitando que o turista possa compartilhar imediatamente o momento em suas redes sociais, promovendo o destino e identificar outro atrativo nas proximidades para seguir seu percurso. Com isso, conseguimos integrar os destinos e contribuir para a melhor a experiência turística como um todo", destacou.

A coleta dos dados foi realizada junto aos gestores dos municípios entre os dias 06 de outubro e 11 de novembro de 2020 e evidenciou que a situação das cidades e dos atrativos turísticos ainda engatinha no desenvolvimento tecnológico, apesar de 45% deles ter informado a existência de projeto para disponibilizar internet pública gratuita.

Conheça os 30 destinos turísticos que já contam com Internet pública gratuita:

ACRio BrancoBASalvadorCEFortalezaDFBrasíliaESDomingos MartinsESVenda Nova do ImigranteMASão LuisMGBelo HorizonteMGCongonhasMSBodoquenaMSBonitoMSCampo GrandeMTCáceresPASalvaterraPASantarémPERecifePRCuritibaRJPetrópolisRSBento GonçalvesRSCanelaRSGaribaldiRSGramadoSCBalneário CamboriúSCBlumenauSCImbitubaSCItajaíSCPomerodeSPSantosSPUbatubaTOPalmas

Butterfly News