Brasil divulga normas para "Turismo Responsável"
Publicado em: 6/4/2020 8:34:36 PM![Imagem Notícia](/Imagens/IMG27200.jpg)
O selo Turismo Responsável, Limpo e Seguro, foi apresentado durante live com empresas do setor em todo país
Créditos: Roberto Castro/MTur
O Ministério do Turismo (MTur) divulgou, nesta quinta-feira (04), os protocolos sanitários recomendados para 15 segmentos turísticos que desejam solicitar o selo "Turismo Responsável - Limpo e Seguro".
Todos segmentos do setor de turismo poderão ter acesso ao selo, desde que sigam os protocolos de segurança desenvolvidos em conjunto com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) e com representantes dos vários segmentos do setor, e estejam regularmente inscritos no Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos (Cadastur).
As medidas, baseadas em protocolos adotados por entidades internacionais e o Ministério da Saúde, tem como objetivo contribuir para a retomada do setor, atendendo as novas exigências de um "novo turista" cada vez mais atento à questão da segurança e higiene.
De acordo com o Ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio, "com essa iniciativa, o Brasil se posiciona no cenário doméstico e internacional como um destino seguro e preparado para atender este novo perfil de turista que surgirá após a pandemia. O selo criado pelo Ministério do Turismo é gratuito e será utilizado em todo o Brasil, sendo um diferencial extremamente relevante nesse novo turismo. Apesar de trabalharmos neste momento com 15 segmentos turísticos, poderemos ampliar esses protocolos a qualquer momento".
O selo, que é totalmente gratuito, deverá ser colado em local de fácil acesso ao cliente e conterá um QR Code pelo qual o turista poderá consultar as medidas adotadas por aquele empreendimento e/ou profissional. Além disso, possibilitará a realização de denúncias em caso de descumprimento, o que poderá resultar em revogação do selo. O selo já se encontro disponível para empresas e, em 20 dias, poderá ser adquirido, também por guias de turismo.
Clique aqui para conhecer os protocolos de cada um dos 15 segmentos
Butterfly News