Itália reabre Pompeia com novidades no acervo
Publicado em: 5/28/2020 3:55:04 PMRuínas do antigo Templo de Apolo com estátua de bronze Apolo em Pompéia, Nápoles, Itália. Pompéia foi destruída pela erupção do Vesúvio em 79 d.C.
Créditos: Boris Stroujko/Shutterstock
Um dos maiores patrimônios da humanidade, o sítio arquelógico de Pompeia foi reaberto, esta semana, com um cronograma de visitação que será realizado em etapas e com as normas de segurança exigidas pelo Ministério da Saúde Italiano.
Os visitantes já podem andar pelas ruas da cidade antiga seguindo uma rota pré-determinada, dentro de intervalos de tempo especificos. Já na primeira fase, será possível acessar importantes acervos chegando até a recentemente restaurada Casa de Cornelius Rufus com seu belo peristilo (jardim com colunatas).
A segunda fase, a partir de 9 de junho, incluirá rotas acessíveis a partir de outras entradas e visitas a um maior número de domus, especificamente aquelas que têm entradas e saídas separadas, com o apoio da tecnologia para monitorar o fluxo de visitantes.
Durante a primeira fase, os ingressos terão um preço com desconto de EU 5,00 e estarão disponíveis exclusivamente on-line no site www.ticketone.it (os ingressos gratuitos e a preço reduzido também estarão disponíveis, conforme os regulamentos). O horário de funcionamento será de 9h00 às 19h00 (com a última entrada às 17:30), e o local será fechado às segundas-feiras. As reservas só serão possíveis para o mesmo dia, sujeito à disponibilidade.
No momento da compra dos ingressos on-line, o visitante poderá selecionar um horário de entrada - estes são agendados a cada 15 minutos, com um máximo de 40 pessoas por horário. Os ingressos devem ser exibidos na entrada, em um smartphone ou tablet (QR Code) ou como uma cópia impressa em casa.
SCANNER TÉRMICO NA ENTRADA
Na chegada, os visitantes serão submetidos a verificações de temperatura por meio de um scanner térmico e deverão usar uma máscara durante toda a visita ao local, além de manter uma distância física de outros visitantes de 1 metro ao ar livre e 1,5 metro em áreas internas.
Todas as informações relacionadas às medidas de segurança para conter o contágio do COVID-19 e aos procedimentos de visita serão fornecidas aos visitantes por meio de monitores presentes nas entradas e placas. Distribuidores de gel desinfetante para as mãos estarão presentes na entrada e nos banheiros.
A única entrada do local em operação será a da Praça do Anfiteatro, onde será possível solicitar visitas guiadas entre 9:00h e 13:00h. A visita será realizada seguindo uma rota unidirectional. Será possível caminhar dentro do Anfiteatro, no jardim da Grande Palaestra e na Praedia de Julia Felix. Também será possível passer pela Necrópole de Porta Nocera e do Jardim dos Fugitivos, chegando ao bairro dos teatros e ao Fórum Triangular. Além disso, a partir da Via dell'Abbondanza, será possível chegar ao Fórum com todos os seus edifícios públicos e religiosos, e visitar as áreas externas dos banhos de Stabian, ou pegar a Via Stabiana até a Via del Vesuvio, onde se pode admirar o Casa de Leda e o Cisne, a Casa dos Cupidos Dourados e os Banhos Centrais.
UMA NOVA POMPEIA POS COVID-19
Segundo o diretor geral do sitio, Massimo Osanna, "estamos felizes com reabertura de todo este patrimônio, mas também por reiniciar o turismo e dar vida a setores que dependem profundamente desta atividade."
"O trabalho de manutenção não parou durante o fechamento a fim de garantir a proteção do patrimônio e preparar o local para a retomada das visitações. Reabriremos em total conformidade com os regulamentos, mas também com novos desenvolvimentos que enriquecerão as rotas, transformando as limitações de uma visita com uma rota predefinida e monitorada em uma oportunidade para entender melhor a hitória. Será uma Pompéia para ser apreciada sem pressa e com maior tranquilidade. Além disso, será possível, mesmo na primeira fase, atravessar a cidade inteira, do anfiteatro ao fórum, e também seguir um caminho através da vegetação dos jardins de Pompeia," completa Osanna.
Se você não pode ir a Pompeia, acompanhe o vídeo dos locais abertos na primeira fase
Butterfly News