Butterfly Turismo
Passagens Aéreas

Adult: a partir de 12 anos

Criança: de 2 a 12 anos

Bebês: de 0 a 23 meses

Hotéis

Adult: a partir de 17 anos

Criança: de 1 a 17 anos

PACOTES BUTTERFLY

Serviços

Adult: a partir de 12 anos

Criança: de 2 a 12 anos

Bebês: de 0 a 23 meses

Casa França-Brasil completa 200 anos hoje

Publicado em: 5/13/2020 5:32:22 PM
Imagem Notícia

Primeiro prédio em estilo neoclássico da capital fluminense a Casa França-Brasil completa 200 anos

Créditos: Divulgação Secretaria de Turismo do RJ

O dia de hoje (13.05) marca os 200 anos de inauguração do prédio que abriga um dos principais espaços culturais do Rio de Janeiro. A Casa França-Brasil nasce com objetivo de promover um intercâmbio contínuo entre as atrações produzidas em seu interior e a pulsante atividade cultural da cidade do Rio de Janeiro.

Além do salão de 700m² e duas salas adaptáveis a Casa possui salas de leitura e de vídeo. Complementando a imponência do prédio, um pátio amplo com plantas e bancos de pedra, tem mesas cobertas com vista para a Candelária.

HISTÓRICO

Primeiro prédio construído em estilo neoclássico no Rio de Janeiro, foi projetado por Grandjean de Montigny, integrante da Missão Artística Francesa (1816) e professor da Academia Imperial de Belas-Artes.

A inauguração da encomenda realizada por D. João VI de Portugal em 1819, tinha como objetivo coroar a instalação da primeira Praça do Comércio da cidade. A obra foi entregue em 13 de maio de 1820.

Nos dias que antecederam a Independência do Brasil, o local foi palco do episódio conhecido como "Açougue dos Bragança" (21 de abril de 1821), em que tropas do príncipe-regente Dom Pedro dispersaram manifestação que pedia a permanência da corte portuguesa.

Em 1824, o prédio passou a ser sede da Alfândega e, em 1852, o engenheiro André Rebouças e o arquiteto português Raphael de Castro, realizaram as primeiras reformas no local.

Embora reconhecido pelo Serviço do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, foi transformado em depósito, com a saída da Alfândega e, somente em 1951, recebeu novas reformas, passando a abrigar o 2º Tribunal do Júri.

O projeto de adequação para atividades culturais foi concebido pelo então secretário de cultura do Rio, Darcy Ribeiro, e realizado em 1984, sendo inaugurado como Casa França-Brasil em março de 1990.

Butterfly News