Butterfly Turismo
Passagens Aéreas

Adult: a partir de 12 anos

Criança: de 2 a 12 anos

Bebês: de 0 a 23 meses

Hotéis

Adult: a partir de 17 anos

Criança: de 1 a 17 anos

PACOTES BUTTERFLY

Serviços

Adult: a partir de 12 anos

Criança: de 2 a 12 anos

Bebês: de 0 a 23 meses

Covid-19 traz esperanças para questões climáticas

Publicado em: 22/04/2020
Imagem Notícia

O presidente do MIT, L. Rafael Reif

Créditos: Divulgação MIT

Se a humanidade puder tirar as lições certas da pandemia que vivemos, estaremos melhor equipados para viabilizar as ações sobre as mudanças climáticas, afirma presidente de um dos maiores centros de pesquisa do mundo, o Massachusetts Institute of Technology (MIT), L. Rafael Reif, em um artigo publicado, hoje (22.04), no The Boston Globe.

Marcando o 50º aniversário do Dia da Terra, o artigo observa que, apesar de décadas de pesquisas e avisos cada vez mais terríveis, as sociedades ainda não estão preparadas para responder com robustez às mudanças climáticas. "Nós também estávamos despreparados durante os estágios iniciais do surto de Covid-19, mas várias ideias surgiram durante o processo," afirma Reif.

A primeira lição é que nosso poço mais profundo de esperança prática está na ciência e nas pessoas que a praticam, escreve Reif, citando profissionais de saúde, especialistas em saúde pública e os engenheiros e cientistas que trabalham em soluções para equipamentos de proteção, ventiladores, testes, rastreamento de contatos, medicamentos terapêuticos e possíveis vacinas para o Covid-19.

Da mesma forma, na luta para desacelerar e nos adaptar às mudanças climáticas, acredito que devemos construir ativamente esse respeito implícito pelo poder da ciência, acrescenta ele. A ciência também é o nosso melhor sistema de alerta se pudermos nos forçar a ouvir.

Enfrentar os desafios das mudanças climáticas exigirá grandes avanços tecnológicos e mudanças no comportamento humano coletivo. As respostas à pandemia atual indicam que as sociedades estão à altura da tarefa, escreve Reif: "Toda emergência revela que coisas impossíveis são realmente factíveis. Nesse caso, nossa sociedade apenas demonstrou que pode mudar mais e mais rapidamente do que imaginávamos."

Além de agir em conjunto, as pessoas também podem usar esse momento para olhar para frente e buscar maneiras de tornar a sociedade mais justa e resiliente. "Este é um momento de reavaliar os negócios, como de costume, em todas as dimensões, incluindo aquelas que impulsionam as mudanças climáticas," afirma.

A lição final é sobre liderança. Assim como os governadores, prefeitos e outras lideranças em todos os países demonstraram a importância de coordenar as ações de indivíduos, instituições, indústrias, cidades, estados e regiões; solucionar a crise das mudanças climáticas exigirá uma combinação no estilo Covide de novas políticas ambiciosas e rápidos avanços na tecnologia, coordenados por meio de lideranças locais prospectivas, humanas e centradas na ciência, em conjunto com outros países ao redor do mundo.

Butterfly News